sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

mesa2

em uma viajem entre Brasília e Goiânia, perto de Anápolis, vi inúmeras mesas de madeira rustica. aquelas feitas de pranchas e troncos. gosto muito desse tipo de móveis, infelizmente esse tipo de material é muito difícil de conseguir e caro. mesmo assim alimentei a idéia de fazer uma mesa, mesmo que não fosse como aquelas que vi, mas que utilizasse madeiras rústicas, feita meio que a marteladas, terçadadas.
aqui em casa tenho muitas madeiras velhas. são pernamancas, longarinas, estacas etc., que consegui com meu pai que é carpinteiro e, tudo que ele vê por aí pelos trabalhos dele e que é descartado ele trás pra mim.
muita das madeiras que tem aqui em casa são muito velhas, corroídas pelo tempo e cupins. uma dessas eu utilizei para construir os pés e a base da mesa. 







não parece tão rustica assim mas... 
foi feita com pedaços de peças que por estarem danificadas pelo tempo tiveram que ser limpa com terçado e marchadinha, para tirar a parte estragada. depois utilizei uma grosa para terminar a limpeza, arredondar e moldar as peças dos pés.

detalhe dos pés da mesa de peças recuperadas

lixei com lixa grossa, passei seladora e lixei novamente. fiz os entalhes e parafusei as partes de baixo.
já tinha feito uma mesa antes e não queria fazer uma mesa parecida, muito comum, por isso pensei um tampo diferente que exigia mais trabalho mais que deixaria ela mais bonita e única.

base pronta para colocar o tampo



base pronta e tampo já montado pronto para fixação 

o tampo foi feito com ripas de deck que sobraram de um assoalho de uma área que meu pai construiu na casa dele.
as ripas foram lixadas e seladas, feito acabamento nas emendas. depois foram parafusadas na base pronta e envernizadas. 






PRA MIM E PRA MINHA IRMÃ, QUE GANHOU ELA, FICOU MUITO BOA. EU ACHO!?









Nenhum comentário:

Postar um comentário